segunda-feira, 21 de março de 2011

Significados e Identidade Negra na Música, Arte e Pedagogia do Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte

Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação
científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical,
em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados
na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve
descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de
seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de
partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo.
Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico-pedagógico do Grupo Arautos do Gueto,
elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais,
um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma.

ver artigo completo:
http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/2010/MUSICA-04Rubens.pdf