Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação
científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical,
em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados
na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve
descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de
seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de
partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo.
Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico-pedagógico do Grupo Arautos do Gueto,
elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais,
um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma.
ver artigo completo:
http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/2010/MUSICA-04Rubens.pdf